SOMFALA | TaKeTiNa

quintas, 11.00-12.30

sábados, 15.00-18.00

(quinzenalmente)

 

 

TaKeTiNa é um método criado nos anos 70 pelo músico austríaco Reinhard Flatischler que utiliza o ritmo como ferramenta para trabalhar o corpo, mente e os sentidos. É um processo coletivo, meditativo e musical para o desenvolvimento humano que nos transporta para uma dimensão interior onde a transformação e alegria tomam lugar.

Taketina é uma forma inovadora de aprender, experienciar e compreender as ligações entre ritmo, música e evolução pessoal. O nosso corpo é um instrumento que cria ritmo a todo o momento. Através da voz, das palavras, das palmas, do andar do respirar, religamos-nos com a sabedoria inata do corpo.

 

 

O ritmo é o maior veiculo para desenvolver a consciência. No nosso mundo globalmente interligado e tecnologicamente focado, os seres humanos muitas vezes perdem contacto com o seu próprio ritmo interno, fazendo com que muitas vezes nos sintamos deslocados e des-sincronizados. TaKeTiNa permite que nos reconectemos com os poderes de curativos do ritmo e do movimento primordial.

As faculdades sociais, mentais, criativas, espirituais e, claro, musicais são despertadas e desenvolvidas com a prática de TaKeTiNa. Qualidades essas, essenciais para a coabitação pacífica dos seres humanos na terra.

 

 

 

Taketina Integra ritmos arquetípicos presentes em todas as grandes tradições percussivas (cubana, africana, árabe, brasileira, japonesa, coreana, indiana) com as recentes descobertas de pesquisas em neurociência, psicomotricidade, musicoterapia, atenção plena, educação sistêmica e teoria do caos.

Numa sessão de TaKeTiNa, existem três camadas de ritmo simultâneas (voz, mãos e pés), suportadas por um berimbau e um surdo, que causam um constante equilíbrio entre caos e ordem, estabilização e desestabilização, levando os participantes a repetidamente sair e entrar no ritmo.

Os participantes desenvolvem uma profunda orientação rítmica e também qualidades diretamente benéficas para nossa saúde e qualidade de vida: redução de ansiedade, lucidez, atenção plena e relaxamento.

 

 

 

Todas as programações que limitam as nossas vidas, os nossos relacionamentos e o nosso crescimento pessoal emergem no processo Taketina, surgindo como um obstáculo ao ritmo em desenvolvimento. Tudo aquilo que nos impede de crescer nas nossas vidas pode ser revelado e transformado dentro da estrutura rítmica do processo Taketina.

 

Taketina não promove simplesmente a criatividade e a musicalidade; Em vez disso, a aprendizagem criativo-musical está intimamente ligada ao crescimento das qualidades humanas. Duas qualidades básicas em particular são importantes tanto na música como no dia a dia: flexibilidade e conexão. Enquanto estes se tornam uma parte integrante do ser, descobrimos que o ritmo nos guia para um espaço de paz interior, centragem e vitalidade.

 

Junte-se a nós numa experiência única onde a voz e o corpo são o seu instrumento de transformação.

 

Obs |  O Kula é formando do curso para facilitador de Taketina,este grupo de prática faz parte dos requisitos para a sua formação. Todos são bem vindos.

 

 

964444159   |  969021081

 

Fotografias de Fernando Dias Lourenço